quarta-feira, 9 de abril de 2014

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE realizam trabalhos na região

O Experimento realizado entre 14-19/novembro/13 e entre 03 a 08 de Abril/14 em Apodi-RN, teve como finalidade estudar a Camada Limite Atmosférica (CLA) que é a região mais baixa da nossa atmosfera e se estende entre 100 m a 1000 m de altura. Esta é a região onde nascemos, vivemos, realizamos grande parte do nosso comércio e a nossa cultura (plantio para obtenção de nossos alimentos, etc). Sua evolução ocorre diariamente dependendo quantidade da radiação solar que atinge à terra do nascer ao por do sol. Usando a técnica de radiossondagem (balão + rádio com sensor) na 1ª etapa foram lançadas 15 sondas, já na 2ª etapa foram 32 sondas partindo da com excelentes resultados.

As sondas foram lançadas na EMPARN (Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte) em Apodi, e podendo terem caído nessas cidades da região, como: SEVERIANO MELO, APODI, CARAÚBAS, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, algumas cidades do Ceará entre outras. 

Importância do Estudo desta camada: A CLA tem um papel importante em muitas áreas de pesquisa, desde a poluição ambiental como também na meteorologia agrícola, hidrologia, meteorologia aeronáutica e na previsão do tempo e clima.

Etapas do Experimento: Foi feita em 02 períodos (seco – novembro/2013) e no período chuvoso (abril/2014), ambos em Apodi-RN.

Equipe:
Francisco Raimundo da Silva (Lampadinha)
Edmilson Lopes da Silva
Tércio Luis Bezerra Penha

























Blog Ponto de Vista 1000 com informações de Najara Melo por sua página no facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário